Valores, o ADN da Ludilabel

O Manifesto de Ludilabel

Em 2011, quando a Sandrine criou a Ludilabel, foi para propor a outros pais o mesmo produto com que ela sonhava: etiquetas bonitas e fáceis de usar para marcar os pertences da sua filha aquando da ida para a creche.

Desde então, as filhas cresceram, assim como a Ludilabel! Somos agora mais de quinze na #luditeam, pais, não pais, recém-formados, trintões, e os da casa dos quarenta. Ao longo dos anos, todos nós trouxemos as nossas ideias, desejos, necessidades e identidade ao que a Ludilabel é hoje. Ou seja, muito mais do que apenas etiquetas 😉



Portanto, na Ludilabel, somos :

1-Fabricante de produtos impressos : 

Fizemos uma escolha: Fabricar apenas o melhor que sabemos bem fazer, produtos impressos. Fazemo-lo na nossa oficina de Toulouse, a partir de matérias-primas de qualidade, tintas ecológicas, e com aquele pequeno extra que o faz adorar a Ludilabel: uma vasta gama de ilustrações, desde as nossas criações às personagens de licenças preferidas dos seus filhos.


2-Finder de produtos de qualidade: 

Consultámo-lo/a, e ouvimos as suas necessidades. É por isso que decidimos oferecer-lhe mais referências no nosso site, para facilitar a sua vida. 

Para os outros produtos, vamos encontrar os melhores fabricantes, em França e na Europa, com o mesmo nível de exigência de qualidade que temos para fabricar as suas etiquetas, os seus cartazes educativos… 

Porque, sejamos honestos, não teremos a mesma perícia em cada produto.

É por isso que os seleccionámos entre os fabricantes mais em consonância com o nosso compromisso. Desta forma, sabemos que lhe oferecemos o melhor, apenas o melhor, seja ele proveniente de uma empresa pequena ou de uma grande marca, o mesmo cuidado terá sido tomado no seu fabrico.


Acreditamos: 

Na criatividade

A criatividade é o que o/a fará desfrutar da utilização dos nossos produtos, porque não só são práticos, mas também bonitos. É por isso que na Ludilabel, escolhemos oferecer ilustrações únicas, criadas pela nossa equipa de desenhadores gráficos. E porque sabemos que os seus filhos adoram as personagens de certas licenças, também incluímos os seus heróis e heroínas favoritas nos nossos produtos.

Esta criatividade também envolve co-criação, alimentada pelos seus pedidos e perguntas: estamos constantemente a juntar os nossos cérebros para lhe oferecer o produto divertido, prático, duradouro E estético que se adapta às suas necessidades.


Na ética e na acessibilidade : 

Para cada produto que lhe propomos, fizemos uma escolha de acordo com diferentes critérios: a sua utilidade, a sua qualidade, o seu local de fabrico, a sua ética de fabrico, e o seu preço.

Sempre que possível, favorecemos os produtos fabricados na nossa região, ou em França, para apoiar a economia local e limitar o impacto do carbono dos transportes. Também damos preferência aos fabricantes que participam ativamente na reintegração de pessoas em situações de exclusão ou deficiência.


No Made in France, na medida do possível

Esperamos que, a curto ou médio prazo, nos seja possível adquirir localmente todos os produtos que disponibilizamos, razão pela qual participaremos em iniciativas de apoio à produção local. 

Até à data, a maior parte do nosso catálogo é, portanto, feito em França.

Para outros produtos, escolhemos uma empresa francesa com valores comuns e especificações rigorosas para o seu fabrico, se este for feito fora da Europa. Isto permite-nos oferecer produtos de qualidade a um preço acessível para o maior número de famílias, onde um fabrico 100% francês não seria possível, quer por falta de indústria a nível nacional ou europeu (produtos de aço inoxidável), quer por um custo demasiado elevado. Também cada ficha de produto indicará o país de fabrico, assim como os compromissos assumidos por esta marca.


Um preço certo, todo o ano

Porque apostamos na qualidade da produção, na remuneração justa e nas boas condições de trabalho de todas as pessoas envolvidas no produto que tem nas suas mãos, não encontrará qualquer promoção “discount” na Ludilabel. Várias vezes por ano, oferecemos aos nossos subscritores da newsletter descontos preferenciais, para minimizar o peso das despesas familiares, para campos de férias, regresso às aulas, Natal. 

Em vez de deitar fora produtos com ligeiras imperfeições e contribuir para um desperdício desnecessário, iremos oferecê-los a preços muito baixos na nossa categoria Outlet, durante todo o ano.

E como os bons negócios são aqueles que são transmitidos, ao criar a sua conta de cliente poderá partilhar o seu código de patrocínio com os seus amigos e família: 10% de desconto na primeira encomenda que farão, e 2 euros no seu mealheiro para a sua próxima encomenda! Não hesite em nos dizer a sua data de nascimento, reservar-lhe-emos também uma surpresa 😉


Minimizar o impacto ecológico da nossa actividade 

Estas são várias ações que já realizámos, ou estamos em vias de realizar, para reduzir o impacto da nossa atividade.  Queremos reduzir ao máximo o desperdício de embalagens: é por isso que, se é cliente há vários anos, poderá vê-las mudar ou desaparecer em certos produtos.

Optamos por dar prioridade às entregas com baixo impacto de carbono: o envio em França em  “Ecopli” representa 0g de Co² rejeitado, Colissimo é neutro em carbono, Chronopost na região parisiense é 100% energia verde… Trabalhámos para que seja possível obter os mesmos resultados e melhor ainda nas entregas em Europa e no mundo.

O nosso fornecedor de alojamento web patenteou um sistema de arrefecimento de centros de dados com uma das mais baixas taxas PUE (Power Usage Effectiveness) do mundo e uma WUE (Water Usage Effectiveness) de 0 na maioria dos seus centros de dados. Em termos concretos: nenhuma torre de arrefecimento desperdiça milhões de metros cúbicos de água potável, e nenhum uso massivo de ar condicionado traduz-se num desperdício aproximado de 30 a 40% de energia num centro de dados.

Gostaríamos de mudar para um fornecedor de energia verde para as nossas instalações, e colaborar tanto quanto possível com estruturas que promovam a integração (reciclagem dos nossos resíduos, etc.).

E a nível pessoal, cada membro da Luditeam compromete-se a respeitar pequenos gestos no dia a dia: separar o lixo, desligar a luz e o computador quando não está a ser utilizado, para os amantes profundos da Luditeam abandonarem as cápsulas do “Georges” a favor das boas cafeteiras italianas ou de cápsulas reutilizáveis… 


Como você, evoluímos à medida que a Ludilabel cresce, se tiver sugestões, observações, não hesite em contactar-nos!

Obrigado/a!