Alguma vez se perguntou a si próprio “Mas porque é que vamos à caça aos ovos de Páscoa“? Bem, fizemos uma pequena pesquisa e escrevemos um pequeno resumo sobre a origem deste jogo e as receitas de doces da Páscoa da Europa Ocidental.”

Qual a origem do jogo da caça aos ovos?

Origem

Os persas, egípcios e mais tarde os romanos já se ofereciam ovos decorados para celebrar o início da Primavera e o despertar da natureza. Mas sabia que no século XV, os católicos não podiam comer ovos durante a Quaresma, o período de jejum antes da Semana Santa? Os ovos postos durante este período e que tinham sido postos de lado foram depois decorados para serem dados ou vendidos na Páscoa.

Um jogo familiar

Nos Estados Unidos, França e Bélgica, a caça ao ovo da Páscoa é uma tradição de longa data. O jogo consiste em esconder ovos de chocolate coloridos no jardim e dar à criança um pequeno cesto para guardar as guloseimas encontradas, que podem desfrutar durante toda a semana. Esta é uma grande oportunidade para desfrutar do sol ao ar livre depois de um longo e chuvoso Inverno. As famílias que não têm um jardim organizam frequentemente uma festa de caça aos ovos em parques públicos com amigos e familiares.
Em Itália, Espanha, e Portugal este jogo é bem conhecido e está a começar a ganhar popularidade.  Fortemente influenciados também pelo cristianismo, estes países mantiveram no entanto algumas tradições pagãs. 


Uma festa e receitas

A festa da caça aos ovos é uma oportunidade para desfrutar de iguarias da Páscoa. As padarias e as cozinhas familiares estão cheias de sobremesas de Páscoa durante a Semana Santa. Damos agora uma vista de olhos aos doces comidos na Europa Ocidental nesta altura do ano.

Na Itália

Na Itália, na Páscoa, comemos também ovos de chocolate e bolos típicos:

O mais conhecido é a Pomba da Páscoa. 

Esta sobremesa perto do panettone é uma referência à Ave da Paz que na Bíblia trouxe a Noé um ramo de oliveira para lhe assinalar que o nível da água tinha baixado após a inundação e que uma terra com vegetação estava próxima. Outro símbolo de renascimento! 


Na Sicília, come-se a trança da Páscoa.

Esta sobremesa é um bolo trançado enrolado para formar uma coroa. Uma vez colocados ovos de chocolate ou açúcar no centro, o bolo parece um ninho de pássaros. Uma verdadeira ode à Primavera!


Em Portugal

Em Portugal, tradicionalmente na Páscoa, após as missas e procissões religiosas que vão de casa em casa, os convidados comem o que os proprietários de cada casa põe sobre a mesa para oferecer ao padre e àqueles que o acompanham : 

Amêndoas de Páscoa do Moncorvo

Amêndoas de Páscoa

Um clássico das celebrações da Páscoa em Portugal com as amêndoas com açúcar de Moncorvo reconhecidas Origem Geográfica Protegida.  A fruta seca é recoberta com sucessivas camadas de açúcar branco que acabam por ter alguns relevos e buraquinhos. Existem variedades castanhas, pretas e por vezes de chocolate.

As amêndoas, mais tradicionais, muito coloridas, por vezes perfumadas, são conhecidas e consumidas em todo o país nesta época do ano.


Os doces da Páscoa

O mais famoso é o Folar de Páscoa, uma espécie de pão doce com leite e mel recheado com ovos cozidos na casca.


Em Espanha

Na Páscoa em Espanha, a Semana Santa está em pleno andamento com vários rituais cristãos e o ovo de chocolate também é comido, muitas vezes com um pequeno presente para as crianças. Esta ideia de colocar um presente no ovo também conquistou outros países europeus.

Mona de Pascua

Esta sobremesa é um bolo com um ovo cozido no topo, semelhante ao Folar de Páscoa português e à Treccia de Pasqua italiana.


Os sonhos e filhoses.

Típico da península espanhola e do sul da França, as sobremesas fritas em óleo são sagradas durante as férias da Páscoa e durante todo o mês de Abril e até aos vários carnavais. Um festival inteiro de fritos com: os Bugnes do Sudoeste de França, os Gañotes de Ubrique, os Pestiños da Andaluzia com xerez e anis, os Buñuelos de viento, os Borrachuelo de Málaga, o Panquemado de Valência, os Roscos fritos e as Torrijas…


Em França

Em França, na Páscoa oferecemos ovos, galinhas, sinos, coelhinhos de chocolate, mas também temos doces das nossas regiões!

Bolos de Páscoa

Na Vendée, comemos a “gâche” e na Córsega a “Campanile“, deliciosos bolos pascais de anis, também decorados com ovos cozidos e cozidos no topo. Na Córsega é comida tradicionalmente durante o merendella, o grande piquenique de segunda-feira de Páscoa.

Campanile (origem: Mes Petites Fantaisies)

A Fouace

Em Rouergue comemos “fouace“, um bolo suave com flor de laranjeira.


Biscoitos de Páscoa

A Osterlammele

Na Alsácia apreciamos biscoitos de ovos com forma de um cordeiro, que são tradicionalmente feitos num molde de barro: a Osterlammele o lamala em francês!


O suíço

Na região de Drôme, os suíços são comidos com seus olhos grão de café, um biscoito de flor de laranjeira na forma de guarda suíço, soldado que protege o papa. Esta criação de um chefe pasteleiro regional presta homenagem durante 200 anos à morte de Pio VI a 29 de Agosto de 1799.


A couve

Na Provença é a couve que é honrada com a sua massa biscoito que é moldada para representar um ninho de galinha ainda muito consumido em Crest.


A cornuela

Em Charente, encontramos a cornuela, esta bolacha salpicada de anis existia antes da época cristã onde o rectângulo era um símbolo feminino de fertilidade. Na Idade Média, a igreja fez do triângulo a encarnação da Santíssima Trindade para apagar o simbolismo da fonte feminina da vida. 

Desfrute do jogo e bom proveito!


Os nossos produtos de Páscoa

Imaginámos para si produtos personalizados com o nome da criança para lhe oferecer para uma festinha de caça aos ovos inesquecível.