As crianças mais pequenas têm muitas vezes dificuldade para entender a noção de temporalidade. Para as ajudar a familiarizar-se melhor com esta noção de tempo, hoje propomos uma atividade simples para fazer em família!

Pois, o nosso calendário perpétuo permitir-lhe-á explicar melhor aos seus filhos as noções de tempo, estação do ano, ou meteorologia. O seu filho ou sua filha poderá mesmo identificar visualmente e de forma lúdica o seu estado de espírito do dia. 


Material:

  • papel ligeiramente espesso (peso ideal: entre 135 e 180 g) para o tornar mais resistente.
  • 6 ataches
  • tesouras

Tutorial :

Este tutorial é muito simples!

Imprimir as duas páginas em papel espesso.

Recortar os ponteiros e fazer um pequeno furo em cada ciclo. Fazer uma fenda com um X-ato ou uma tesoura no eixo das emoções.

Junte os ponteiros com um atache.

E pronto, o seu calendário perpétuo está terminado! Fez a sua própria ferramenta divertida e educativa, que ajudará o seu filho ou sua filha a ser mais autónomo/a!

Pode agora mostrar o exemplo, tomando a data de hoje. Colocar o ponteiro no dia da semana, na data, no tempo lá fora, na estação do ano, e por fim: seleccionar o seu estado de espírito mais representativo do dia. Feliz, triste, assustada/o, zangada/o ou meiguinha/o?

Ao estabelecê-lo como um ritual diário, este pequeno jogo educativo ajudá-lo/a-á a situar-se melhor no tempo e a reconhecer as suas emoções.

Se gostou deste tutorial, não hesite em descobrir o tutorial de Rotina Diária, disponível aqui!