Nunca é tarde demais para estabelecer uma rotina para desenvolver a independência do seu/sua jovem filho/a e tranquilizá-lo/a durante a transição de casa para a escola, entre o fim do dia e a hora de dormir. É por isso que concebemos com a nossa designer gráfica, a  Justine, esta adorável organizadora de rotinas que pode ser montada por si mesmo/a.


Material :

  • Tesouras
  • Cola
  • Uma corda ou um cordão
  • Uma caneta

Tutorial :

  • Fazer os 4 pequenos furos.
  • Cortar duas cordas/cordões de cerca de 40 cm.
  • Passe a primeira ponta de um fio num dos dois buracos da rotina da manhã, por exemplo, faça um nó atrás da folha para este primeiro buraco.
  • Recortar uma personagem.
  • Recortar um pequeno rectângulo cor-de-rosa e aplicar pontos de cola na ponta do lado não impresso. 
  • Colar atrás da personagem, deixando espaço para o fio passar.

Estique bem o fio, passe-o através do segundo buraco, faça um nó atrás da folha atrás do segundo buraco para evitar que o fio saia.

A IMPORTÂNCIA DAS ROTINAS PARA OS MAIS PEQUENINOS

Os pais podem aproveitar dos diferentes momentos do dia para estabelecerem as rotinas dos mais pequeninos. Entre as mais importantes, está a rotina da manhã antes de ir para a escola e a rotina da noite antes de ir para a cama.

Acordar com pequenos rituais matinais

Está na hora de acordar e você tem menos de uma hora para tirar o seu filho do seu estado letárgico, dar-lhe o pequeno-almoço, escovar-lhe os dentes e levá-lo rapidamente para a escola. E sim, as férias escolares acabaram e o ritmo voltou! Sem você, os mais pequenos não acordarão para a escola, é você a/o despertador/a! 

Para os ajudar a serem cada vez mais independentes quando acordam, adopte estas pequenas rotinas que os tranquilizarão e lhes permitirão organizarem-se graças ao friso da manhã que dá a ordem das atividades essenciais a serem feitas antes de saírem de casa.

Sugerimos o seguinte para a manhã:

  1. Dar um abraço
  2. Pôr os chinelos
  3. Tomar o pequeno almoço
  4. Escovar os dentes
  5. Vestir-se
  6. Calçar as meias
  7. Calçar os sapatos
  8. Vestir o casaco
  9. Ir para a escola.

Preparar o sono com pequenos rituais noturnos.

Uma criança agitada à noite é um despertar difícil para todos. Se a receita para uma boa noite tranquila sem gritos e irritação ainda não foi encontrada pelos especialistas, pode iniciar pequenos hábitos ao regressar da escola para acalmar, tranquilizar, o/a seu/sua filho/a.

Para os ajudar e ensiná-los a estar cada vez mais tranquilos antes de dormir, adote por estas pequenas rotinas que os tranquilizarão e lhes permitirão organizarem-se.

Sugerimos para a noite:

  1. Tirar o casaco
  2. Calçar os chinelos
  3. Pôr a mesa
  4. Jantar
  5. Tomar banho ou duche
  6. Escovar os dentes
  7. Vestir o pijama
  8. Ler um bocado
  9. Dar um abraço
  10. Nanar

E lembre-se que não há manhãs e noites perfeitas, há apenas momentos de aprendizagem e troca que se repetem e que ajudam as crianças a construirem-se a si próprias diariamente.

Boa sorte a todos os pais!