A quantidade de resíduos produzidos per capita cada ano é assustadora. E que tal adotarmos atitudes simples que tenham um impacto benéfico para o meio ambiente, mas também para a nossa carteira? Aqui estão nove dicas para ajudá-la/o a consumir de forma responsável e reciclar melhor.

A associação Quercus salientou em fevereiro de 2018 que estudos recentes mostravam que « 259 milhões de copos de café, 10 mil milhões de beatas de cigarros, 40 milhões de embalagens de ‘take-away’, mil milhões de palhinhas de plástico e 721 milhões de garrafas descartáveis são consumidos em Portugal em cada ano ». Acabe com as toalhitas e algodões, louça descartável, etc. 

Natural color eco bags, reusable metal and bamboo straws, glass jars, wooden knifes and forks, zero waste cleaning and beauty products, flat lay

Use produtos reutilizáveis, como lenços laváveis de algodão biológico ou de bambu, com lindos desenhos estampados para toda a família, E se realmente precisa de produtos de uso único, considere, por exemplo, copos de papel em vez dos de plástico, já que serão proíbidos em breve.

Evite tanto quanto possível embalagens. Prefira recargas ou produtos caseiros. Pense também em produtos que pode encontrar vendidos avulso, como o arroz, a massa etc. Indispensável para as suas compras, os sacos de pano reutilizáveis (grande sacola para compras, pequenos sacos para produtos avulso), fáceis de transportar e que evitam a coleção de sacos de plástico ou papel em casa! No âmbito da cosmética e higiene, muitos produtos como champôs ou pastas dos dentes são agora vendidos em forma sólida, sem embalagem, ou que pode até recarregar como a pasta de dentes para substituição do pacote PHB.

Sempre que possível, prefira a água da torneira à água engarrafada. Pense também na compra em segunda mão (produtos usados) nas roupas, nos móveis, nos eletrodomésticos, nas atividades de lazer, etc. Todas estas dicas ajudá-la/o-ão a reduzir o seu impacto ambiental, mas também economizarão dinheiro a longo prazo.

O estilo de vida zero desperdício deve ser considerado como um horizonte e não como um objetivo real, é um convite a consumir “ com consciência ”, isto é, não de forma compulsiva.

Invista em produtos de melhor qualidade que duram mais tempo. O site TimeOut relatou que as « indústrias estão cada vez mais atentas à pegada ecológica e os consumidores também ». Para mais, este site indica também as 13 marcas sustentáveis que tem de conhecer em Lisboa e no Porto. Baseado num artigo da revista Visão, Pedro no blog casatuga propõe-nos por exemplo 10 maneiras de diminuir o lixo de casa. Assim, aconselha-nos tentar fugir aos alimentos enlatados, preferir garrafas reutilizáveis, devolvidas na loja a troco de uma tara, pôr a mesa com toalhas e guardanapos de pano, em substituição dos de papel, etc. 

Sempre que possível, não deixe de favorecer produtos reutilizáveis: compre pilhas recarregáveis (ou baterias recarregáveis), por exemplo, o permite reduzir consideravelmente os resíduos, como substituir guardanapos de papel por panos, filtros de café de papel por filtro lavável, etc.

Uma quantia enorme de produtos vendidos por industriais não são recicláveis. É só olhar para os logotipos na sua embalagem para se dar conta deste facto. Lembre-se de que loiças e cerâmicas por exemplo não podem ser depositadas com o vidro. 

Diminua o número de impressões dos seus documentos. Muitos deles podem ser visualizados online e arquivados digitalmente. Privilegie os serviços on-line: faturas de água, electricidade, telefone, mas também outros serviços administrativos. Finalmente, coloque um autocolante « Proíbido publicidade » na sua caixa de correio, o que permite poupar muitos quilos de papel por ano!

Etiquetas Ludilabel autocolantes para reciclagem

Para ajudá-la/o na classificação e tornar essa atividade pedagógica e divertida (atualmente as crianças estão bem informadas na escola sobre a classificação e a reciclagem e vão gostar de fazer isso consigo), imaginamos etiquetas muito giras para identificar os diferentes baldes do lixo da sua casa.

Em média, o lixo da cozinha representa 4,75 milhões de toneladas de lixo por ano. Se tiver um jardim, considere o interesse da compostagem! Isso permitiria reduzir o lixo doméstico de 30 a 40% por ano e por pessoa. Se mora em apartamento, informe-se com o condomínio da possibilidade duma compostagem coletiva. E por fim, faça atenção ao desperdício de comida! Pode ler algumas dicas a esse respeito aqui.

Medicamentos, pilhas, equipamentos elétricos e eletrónicos, latas de tinta, solventes, antigas radiografias, lâmpadas, etc. Certos resíduos não devem ser deitados no lixo doméstico, pois exigem um tratamento especial quando já não funcionam. Devem, portanto, ser devolvidos, dependendo do caso, numa loja, centros comerciais ou farmácia.

Para consertar algum equipamento que possui, pode entrar em contacto com o serviço pós-venda da loja onde comprou o equipamento. Para mais, tem à sua disposição inúmeros tutoriais gratuitos on-line que lhe ensina como consertar os seus produtos.

Ao invés de deitar fora as roupas usadas ou até mesmo móveis de que já não faz uso, pense em lhes dar uma segunda vida! Você pode revendê-los a outras pessoas em plataformas on-line como olx.pt, custo justo, coisas.comsegunda-mao.netletgo.com, etc. Também os pode dar a associações ou depositá-los em contentores de coleta de roupa que recuperam a roupa em bom estado, roupas de cama, mas também sacos e sapatos. Pense por exemplo na Santa Casa da Misericórdia, na Casa Pia (Lisboa), na Cruz Vermelha Portuguesa entre muitos mais. 

Para ir mais longe na sua abordagem, não hesite em consultar o blogue casatuga. Faça uso também da sinalética da Sociedade Ponto Verde, que dá conselhos para reciclar corretamente e ser mais amiga/o do Ambiente.